quarta-feira, 13 de junho de 2012

Qual é o melhor jeito de dormir? Por que tenho dor para dormir?


Bem, pra começar, se for pra dar uma sugestão, a melhor seria: durma tranquilo!
Não, não é uma piada. Ansiedade e preocupações fazem com que a gente não "desligue" e não relaxe. Assim, não recuperamos nossas energias, não descansamos, e acordamos às vezes cansados, às vezes com dor.

Quanto a "ter dores para dormir", podem existir multiplos fatores. Mas quando você está dormindo, não está contraindo músculos, e a posição não tende a te causar problemas. Mas se você já os tiver, dependendo da posição que você dorme, pode desencadear ou aumentar dores.

Contudo, dicas simples podem te ajudar.
Nunca durma com os braços pra cima. Isto pode causar diminuição da vascularização dos braços, e induzir tendinites e bursites.

QUANDO DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA...
 - Use um coxim embaixo dos joelhos, e procure usar travesseiros baixos. Se você costuma acordar com dor no pescoço, talvez seu travesseiro seja alto demais, ou você já tem algum problema. Dor lombar também pode sugerir desequilírios musculo-articulares.
-  Sugestão: procure um Ortopedista, Fisioterapeuta ou Osteopata, pois provavelmente você tem disfunções ou alteração postural (cabeça mais anterior que o ideal, por exemplo).

QUANDO DORMIR DE LADO
 -  Use tavesseiros médios (ou dobre seu travesseiro se for fino), e um coxim entre os joelhos (imagem acima). Esta postura alivia deixam o corpo relaxado.

QUANDO DORMIR DE BARRIGA PRA BAIXO (DV)
-  Muitos autores recomendam não dormir nessa posição. Contudo, não existem estudos que tragam dados que contra-indiquem esta posição. O que existe é a dedução lógica, onde Deçubito Ventral obriga uma posição de rotação da cervical mantida, o que PODE gerar encurtamentos, desvios posturais e dor. Mas não é uma regra. Além disso, dormir de barriga pra baixo pode forçar a lombar caso já haja aumento desta curvatura.
-  Solução? usar um travesseiro embaixo do tronco pra que você fique numa posição intermediária entre barriga para baixo e de lado, minimizando o estresse sobre a cervical e lombar.

Mas saiba que posição para dormir é mais um hábito. E mudar um hábito é difícil.Esses hábitos podem causar desvios posturais?
É pouco provável pois essas alterações estão mais relacionadas a ação da gravidade, e atividade de contração muscular numa determinada posição. Se você tiver o hábito de dormir de barriga para baixo, não tente ser radical, pois poderá ter problemas pra descansar.
Se tem dor ao dormir, procure um Ortopedista, Fisioterapeuta ou Osteopata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário