terça-feira, 5 de junho de 2012

Hérnia de disco: um problema com solução e sem cirurgia. Comentário da matéria do Jornal Hoje.


No dia 17 de julho o Jornal Hoje da Rede Globo mostrou uma matéria sobre tratamento de hérnia de disco sem cirurgia. De fato, hoje, a indicação para este tipo de procedimento é para menos de 5% dos diagnósticos de hérnia.

A matéria mostrou o tratamento utilizado em Fortaleza-Ce pelo fisioterapeuta  Helder Montenegro, que consiste em tratamento com tração lombar, terapia manual e fortalecimento.

Este protocolo é utilizado no tratamento de hérnias lombares na Osteopatia com excelentes resultados, como evidenciado na clínica e visto no exemplo abaixo num exame de ressonância magnética (RM) de um paciente de 33 anos de idade. O exame mostra a esquerda RM de 2009 e a direita 1 ano depois, em 2010, indicando a diminuição expressiva da hérnia com o Tratamento da Osteopatia e tração realizada na clínica.

Entenda a foto: Em verde, exame da coluna em 16/04/2009. Dentro do círculo verde uma massa (arredondada) escura saindo entre as vértebras (quadrados). A direita, exame realizado em 08/03/2010após tratamento com Osteopatia. Dentro do círculo vermelho a massa escura (hérnia) reduziu significativamente. Paciente já não tinha mais dor após 3 sessões. Fonte: o autor

A melhora dos sintomas costuma ser rápida, mas a manutenção do bem estar e o sucesso do tratamento está atrelado a exercícios específicos orientados pelo Osteopata para fortalecer a coluna e favorecer a cicatrização da lesão.

Se você tem hérnia de disco, procure um Osteopata. Este tipo de lesão é progressiva, ou seja, tende a piorar se não tratada, e mais pra frente originar outros desgastes na coluna.

Mas se você tem dor lombar ou conhece alguém que tenha, CUIDADO, 76% das pessoas que tem hérnia de disco, relatam que tinham dor lombar lombar antes da hérnia. 

O QUE FAZER? Procure um profissional Osteopata para tratar a dor e prevenir desgastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário